top of page

A amizade e sua visão

Em nome da amizade ensaio estas poucas palavras para tentar defini-la. Muito se tem falado e escrito a respeito, porém, penso que ainda estamos longe de ter definições precisas. O grande orador romano e advogado Marco Túlio Cícero, escreveu um excelente tratado sobre a amizade: “Da velhice e da amizade”.
Para haver a Amizade é necessário que haja interesses em comum entre os envolvidos em sua ação, visto que este interesse motivará a aproximação de pessoas que tem os mesmos ideais e sentimentos. Ouso afirmar que no sentido negativo a Amizade pode se firmar para a prática de ações que visam à destruição de terceiros.
Há pessoas que sustentam que este sentimento não existe, esta afirmação se baseia na decepção ou conseqüente frustração sofrida por quem a afirma. No entanto, urge esclarecer que, a Amizade é uma troca; a pessoa se completa na outra, precisa do seu sorriso, reconhecimento como igual, carinho e atenção para se sentir amada e respeitada. Aqui não falamos de amizades por interesses, mas a Amizade livre, sem cobranças, sem imposições.

bottom of page