top of page

“Saudade é nossa alma dizendo para onde quer voltar”

Voltar para outra época da vida, voltar a ser criança, voltar no tempo. Sentimos saudade do nosso passado, das nossas experiências, das nossas viagens, de tudo o que aprendemos. Dos amigos que ficaram lá atrás, das pessoas que já não estão mais conosco, dos cheiros da infância. Sentimos saudades do que foi bom. Ficamos com um gostinho de quero mais, vontade de viver cada um destes momentos de novo.
Se estamos longe de casa, sentimos saudade da nossa cama, do nosso travesseiro, do nosso quarto, sala e banheiro. Sentimos saudade da nossa rotina, dos objetos que não pudemos levar conosco, das pessoas que estão longe esperando a nossa volta. Sentimos falta de ter um lar para chamar de nosso. De ter a família por perto. Sentimos falta de tudo o que deixamos para trás.
Sentimos falta de amar e ser amado. De dormir de conchinha. De ter alguém para ligar e dar boa noite. Sentimos saudade do carinho que já recebemos e fizemos, da sensação explosiva de uma paixão arrebatadora, de uma troca de olhares, de um momento mágico de sintonia. Sentimos saudade do frio da barriga do primeiro encontro, do primeiro beijo, do primeiro amor.
Sentimos saudade das brincadeiras da infância, das maluquices da adolescência, das festas, loucuras e aventuras. Sentimos saudade da escola, da faculdade, dos professores e dos colegas. Sentimos saudade do nosso primeiro emprego, do nosso primeiro carro, da nossa primeira vez em tudo.
Sentimos saudade de quem está longe, de quem amamos, de quem nos ensinou muito e também de quem aprendeu com a gente. Sentimos saudade de quem é especial para nós, de quem é importante nas nossas vidas. Sentimos saudades de rir com certa pessoa, de abraçar certa pessoa, de estar com certa pessoa, fazendo qualquer coisa.
Sentimos saudade da nossa liberdade, da nossa coragem, da nossa determinação, da nossa beleza, da nossa juventude, dos nossos carnavais, natais e viradas de ano novo. Sentimos saudade de tudo o que fizemos, de tudo o que passamos, de cada momento que nos transformou no que somos hoje. Podemos sentir saudade até do que nunca existiu.
Acredito que sentimos saudade de tudo o que fizemos até hoje, por nós e pelos outros. Sentimos saudade da nossa capacidade de agir, de amar e de construir. Sentir saudade é sentir falta de nós mesmos. É sentir saudade das nossas capacidades, das nossas sensações, dos nossos sentimentos. Sentimos saudade das sensações que tivemos em cada momento da nossa vida.
Pode ser que a saudade venha a te fazer sorrir, mas pode ser que venha a machucar também. Às vezes a saudade é tão grande que gera uma dor física, um aperto no peito sem tamanho. Para matar a saudade, feche os olhos e procure sentir tudo de novo. A dor passará e o sorriso vai voltar. Prometo. Tudo o que você sente saudade está dentro de você. No final das contas, nossa alma quer voltar para dentro de nós mesmos.

bottom of page