top of page

Um grande acontecimento

Um grande acontecimento

Havia em uma cidade do interior um rapaz inteligente, bem afeiçoado, mas que não era valorizado por ninguém. Triste com essa situação, decidiu buscar ajuda com seu professor de faculdade que era muito seu amigo, além do que ele, o professor, ser um homem temente a Deus. Ao chegar a casa, o professor recebe-o, cumprimenta-o e ambos entram. Percebendo o abatimento e tristeza do seu aluno, o professor pergunta:
- Está tudo bem?
O aluno responde:
- Não professor. Estou aqui em sua casa porque me sinto tão inferior, infeliz e desvalorizado por todos! E dizem ainda alguns que não sirvo para nada. Gostaria de sua ajuda para melhor, para mudar isso. O que faço?
O que o professor responde:
- Meu filho, tenho meus problemas que nem eu mesmo estou conseguindo superá-los, como poderia ajudar você a transpor os seus? Quem sabe depois de resolver os meus problemas, estiver mais tranquilo, talvês quem sabe...
Depois de uma rápida pausa, o professor continua:
Mas se você me ajudasse a revolver os meus problemas, poderia resolver o seu problema mais rapidamente. Você pode me ajudar?
Ávido de uma solução para seu problema, o rapaz sem titubear responde:
- Claro que sim professor, em que posso fazer para ajudá-lo?
O professor responde:
-Meu jovem, preciso vender esse anel para pagar algumas dívidas que possuo e, assim, poderei solucionar seu problema mais rapidamente. Você pode fazer isso por mim?
O rapaz mais uma vez se sentindo desvalorizado e inferiorizado respondeu:
- Claro que sim professor.
Então, o professor tirou do seu dedo mínimo o anel e entregou ao seu aluno e disse;
- Meu jovem, pegue meu carro e vá ao mercado, shoppings, bares e restaurantes e em qualquer lugar que tenha pessoas e venda-o pelo maior preço possível, mas não venda por menos de cinco mil reais.
O jovem fez como seu professor pedirá e saiu a tentar vender o anel. Foi ao mercado, shoppings, bares e restaurante e em diversos outros lugares sem lograr êxito. Algumas pessoas até olhavam com algum interesse, mas quando o rapaz revelava o preço, alguns riam e outros o deixavam falando sozinho. Até que conseguiu ofertas de mil reais, dois mil reais mas, como seu professor tinha dito que não era para vender por menos de cinco mil, as recusava. No final tarde, triste e sentindo-se inferior e inútil por não ter conseguido vender o anel, voltou à casa de seu professor. Ele mesmo desejará ter os cinco mil para pagar o anel e, assim, fazer com que seu professor se despreocupasse para poder solucionar seu problema. Entrando e vendo seu professor sentado no sofá, disse:
- Professor, eu sinto muito. Tentei no mercado, nos shoppings, bares, restaurantes mais não consegui vendê-lo.É impossível vender o anel por esse valor! Creio que não podemos enganar as pessoas sobre o valor do anel. As pessoas me disseram que esse valor está muito auto para o anel.
O professor ouviu atentamente o seu aluno e disse-lhe:
- Muito importante o que você disse. Precisamos saber quanto custa o anel. Quem melhor para avaliá-lo que um ourives? Então pegue novamente meu carro, vá a um ourives e pergunte quanto ele pode lhe oferecer por este anel. Mas não o venda por nenhum valor que ele lhe oferecer. Traga de volta meu anel!
O rapaz tomou o carro novamente de seu professor e foi a um ourives que ele conhecia. Ao chegar à joalheria, cumprimentou seu amigo e disse-lhe:
-Meu amigo, precise que você avalie esse anel do meu professor para mim, pois ele tem urgência para vendê-lo.
O seu amigo ourives tomou o anel, observou-o com uma lupa, pesou-o e disse-lhe:
- Meu amigo, diga ao seu professor que se ele quiser vender o anel agora, o máximo que posso oferecer a ele nesse momento é sessenta mil.
- O rapaz, tomado por um susto descomunal, exclamou:
_ Sessenta mil reais!
O ourives responde:
-Sim. Eu poderia chegar a oferecer a ele daqui a uma semana oitenta mil. Mas como é urgente, no momento só posso oferecer-lhe isso.
O rapaz emocionado e alegre voltou à casa de seu professor o mais rápido possível e contou tudo o que seu amigo lhe dissera. Depois de ouvir do rapaz tudo o que sucederá o professor lhe explicou:
- Meu filho, você é como este anel, uma jóia valiosa e única e que só pode ser avaliado por um Especialista. Você pensava que qualquer pessoa poderia descobrir seu verdadeiro valor?
E, dizendo estas palavras, voltou a colocar o anel em seu dedo.
Todos nós somos como esta joia, valiosos e únicos! Andamos por muitas vezes nos “mercados”, “shoppings”, “bares e restaurantes” da vida procurando quem possa nos dar o devido valor. Porém, ninguém mais que o Grande Ourives do Universo sabe o nosso valor. Você acha que Deus-Pai é um esquizofrênico a ponto de mandar a terra o seu Filho amado e querido para morrer por pessoas sem valor nenhum para Ele? E o que dizer sobre o Deus-Filho, Jesus? Teria Ele uma morte tão cruel, humilhante, marcada por mentiras, difamações, calúnias e rejeição de todos que o chamavam de “Mestre” se nós não fôssemos importantes e valiosos para Ele? Não meu amigo! Para Deus, cada pessoal é uma jóia valiosíssima, única e especial. Por isso devemos devotar um amor irrestrito a todos os homens, pois foi por todos nós que Ele morreu.

bottom of page